segunda-feira, 18 de julho de 2011

Morreu Tatsuo Suzuki Sensei 8ºDan Hanshi

Hoje, dia 12 de Julho de 2011, morreu uma das lendas do karate e da Wado-ryu em particular.
O Sensei Tatsuo Suzuki foi sem duvida uma personagem marcante e incontornavél da
Wado-ryu no mundo e em particular na Europa.

Saído do sistema universitário, da Universidade de Nishi-dai, foi escolhido por Sensei Ohtsuka para juntamente com outros instrutores da mesma geração desenvolverem o
Karate Wado-Ryu na Europa.
Foram escolhidos pela sua capacidade inquestionavél de combate. Verdadeiros samurai enviados para travar uma batalha pela implantação da Wado-Ryu na Europa. Seriam os homens de mão deOhtsuka Meijin na Europa. Aqueles que lhe davam confiança de conseguirem lidar com qualquer "problema" ou "conflito" ou "desafio" que fosse lançado à Wado. É preciso não esquecer que o seu titulo de Hanshi foi-lhe atribuído directamente por Sensei Ohtsuka Meijin ainda em vida.

Como qualquer ser humano era um homem com defeitos. Mas as suas qualidades não podem ser negadas.
A sua coragem, força, determinação e espírito de combate serão para sempre lendárias. O seu temperamento aguerrido e inflamavél era temperado com uma enorme integridade e honra. E o seu amor à Wado-ryu, a sua dedicação e devoção à sua pratica e ensino, algo que enche de orgulho qualquer membro da família Wado. Ainda bem que este homem existiu e viveu.
A propósito disto, contaremos uma historia, que desconhecemos obviamente a sua veracidade mas que ilustra algo do que este homem era (as lendas são feitas destas histórias que poderão não ser totalmente verdadeiras ou fidedignas ou precisamente o que se terá passado... Por isso serem lendas.). Uma força da natureza e como tal imprevisivél e drástica, mas absolutamente verdadeira.

" Durante um evento de classe mundial Sensei Suzuki foi convidado a participar para fazer uma demonstração de Karate Wado-Ryu. Algo usual e para o qual era convidado com frequência. Juntamente com Suzuki Sensei estavam outros instrutores famosos e reputados de muitas outras artes marciais.
No tempo de espera no corredor e enquanto aquecia, um outro instrutor de outra arte marcial teceu alguns comentários à Wado-Ryu menos abonatórios. Não se sabe precisamente quais terão sido esses comentários mas sabe-se que foram ouvidos porSusuki Sensei.
Este instrutor era altamente considerado e as suas capacidades marcial bastante acima da média. O seu nome agora não é relevante nem que arte praticava, mas poderíamos dizer que em termos de prestigio seguramente estaria acima de Suzuki Sensei.
Tendo ouvido este comentários, Suzuki Sensei saiu do seu lugar e percorreu o corredor em direcção a ele. Não perdendo tempo nem dando nenhuma palavra disferiu um poderoso murro no outro instrutor deixando-o inconsciente. Isto durante uma apresentação de artes marciais de elevado prestigio. Isso poderia amedrontar qualquer pessoa, ou pelo menos condicionar a fazer o politicamente correcto e não responder aos insultos. Mas não com Sensei.
Esperou o seu regresso à consciência e depois iniciou uma lição de moral em altos brados e gritos. Disferiu ameaças e disse que se mais alguma vez o ouvisse dizer mal da Wado, denegrir o seu nome, afrontar a honra da família Wado voltaria para lhe dar uma liçao maior e mais explicativa sobre o que é a wado-ryu. Que quem manchava o nome da Wado-Ryu estava e ataca-lo pessoalmente e à sua honra.
Sem qualquer tipo de pudor ou politicamente correcto, investido de uma força de verdadeira justiça e de defesa da honra do seu clã Sensei respondeu a esta afronta ao seu melhor estilo. Não levou "desaforos para casa" e pôs tudo em pratos limpos imediatamente e da forma marcial. Se atacam a Wado a resposta virá rápida e enexoravél."

E muito embora, vários tenham treinado com ele e se tenham afastado, para todos é inquestionavél que "he was the man". Toda a geração mais antiga de instrutores da Europa o conhece e treinou com ele. Ninguém o põem em causa e o respeito de todos pela sua pessoa e a admiração que todos tem por ele é notória.
Mesmo em face à luta final que travou contra a morte, foi um lutador sem igual resistindo muito e durante muito mais tempo do que se pensou ser possível. Ver este homem na sua fase final da vida foi um choque, mas a verdade é que até aí foi um lutador.
É próprio que neste dia se fale deste homem e se preste a devida homenagem a Suzuki Sensei.
Um verdadeiro guerreiro. Um Samurai. Um colosso. Uma Lenda. Acima da média e excepcional.
Que descanse em paz.
Mas jamais será esquecido. Faz parte dos imortais que ficam na história deste pequeno mundo que é a Wado-ryu.
Morrer é cair nas brumas do esquecimento. Sensei Tatsuo Suzuki 8ºDan Hanshijamais será esquecido pois conquistou o seu lugar na história e já faz parte dos Imortais personagens que constituem a historia incontornavél da Wado-Ryu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário